RSS Feed

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

NOS MOMENTOS BONS E RUINS DEUS ESTÁ PRESENTE


Se você é como eu, um dia, sente-se forte e vigoroso, sente-se no topo. Mas, em outra ocasião, por causa das situações estressantes da vida, você acaba descendo para um vale. Observe o Salmo 30. Nele, Davi parece estar em uma montanha russa. Ele começa falando da forma como o Senhor o reergueu. Depois fala de cair de novo. Em seguida, argumenta com Deus sobre qual o proveito da sua morte. Então se alegra ao falar acerca de como o Senhor transforma a tristeza em alegria. Muitas vezes, sinto-me assim. E você? Este salmo nos mostra o quanto podemos ver o Senhor nos momentos bons e ruins da vida.

Provavelmente, este salmo foi escrito por Davi depois de ter-se livrado de alguma enfermidade física terrível. Mas é possível que o mal fosse de ordem espiritual, psicológica, mental. Davi, depois que seu pecado com Bate-Seba foi descoberto e punido, descreveu o seu sentimento como uma doença nos ossos. Davi é capaz de ver o Senhor estendendo a Sua poderosa mão para resgatá-lo da sepultura. Deus Pai, através do seu Filho Jesus Cristo, tirou-nos da sepultura do pecado e da perdição eterna. Ele faz isso também nos momentos bons e ruins da sua vida, mesmo que não seja uma sepultura literal.

O salmista incentiva todos a louvar ao Senhor depois da sua vitória sobre a sepultura. Este é o segredo daqueles que sabem levantar-se depois da queda: cantar louvores ao Senhor. Na vida com Deus, aprendemos que para se levantar de novo é preciso louvar ao Senhor e para conseguir vencer as provações da vida, muitas vezes, precisamos esperar a noite passar. O versículo 5 deste salmo é por demais alentador: “o choro pode persistir uma noite, mas de manhã irrompe a alegria.” Talvez a sua noite esteja levando mais do que 12 horas, dias, semanas ou meses. Mas o fato é que, não importa o tamanho da sua “noite”, espere, porque ela vai passar. E quando o dia chegar, com ele virá a alegria.

Nos versículos 6 e 7 do salmo, vemos Davi confessando que, quando superou um problema, se tornou confiante demais. Pensou “jamais vou cair de novo”, mas em seguida diz que, quando Deus “virou o rosto”, rejeitando a sua atitude, novamente Davi se sentiu desamparado. Sua segurança, sua própria confiança é uma montanha russa. Ele aprende que, depois de uma vitória, não deveria ter qualquer orgulho de si mesmo. É um grande erro.

Com este salmo aprendemos ainda que não há nenhum problema em “discutir a sua relação” com Deus. Não há nenhum pecado em questionar, argumentar, conversar com Deus a respeito do que você está passando. Davi argumenta com Deus. “Senhor, se eu morrer em que isso seria útil? Vou te louvar se estiver morto? Vou testemunhar de Ti se estiver morto?”, argumenta Davi. É claro que não oramos, não argumentamos com Deus tentando convencê-lo de alguma coisa. Mas quando argumentamos com Deus, crescemos no nosso relacionamento com Ele, aprendemos mais com o Senhor, recebemos respostas que vem d'Ele.

Meus irmãos, aprendamos a contemplar a Deus em todos os momentos das nossas vidas, certos de que sem Ele nada podemos fazer (Jo 15:5).
Deus o abençoe grandemente na sua caminhada cristã.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe o seu comentario vou adorar sua opinião! Obrigada